Memorial
Landell de Moura
Memorial Landell de Moura, onde ciência, fé e inovação se encontram.
O Memorial Landell de Moura é um espaço privado, sem fins lucrativos, multissensorial e inclusivo dedicado à vida e à obra do padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura que desafiou seu tempo ao realizar as primeiras transmissões de voz sem fio no mundo.
Com foco na divulgação acessível e envolvente, em português e inglês, o memorial convida o público de todas as idades a conhecer a trajetória de um verdadeiro pioneiro das comunicações – uma história de perseverança, resiliência e superação.
Atualmente, as visitas são realizadas mediante agendamento prévio.
O Memorial está localizado em Itu (SP), na Rua Floriano Peixoto, 160 – Centro, e é mantido e operado pela família do Padre Landell.
A exposição conta com:
Linha do tempo com os marcos da vida de Landell, desde seu nascimento até suas invenções e estudos.
Comparativo entre Landell e Marconi, esclarecendo diferenças técnicas e históricas nos seus trabalhos com comunicação sem fio.
Recortes de jornais da época que noticiaram suas descobertas, destacando o impacto e as controvérsias de suas experiências.
Cópias das patentes brasileiras e americanas de seus inventos.
Painel sobre sua vida religiosa, revelando como sua fé caminhava lado a lado com a ciência.
Outros estudos e invenções, mostrando a diversidade de seus interesses científicos.
Vídeo documentário apresentando sua história.
Tudo isso em um ambiente pensado para todos os públicos, com acessibilidade física, visual, auditiva e cognitiva, promovendo a inclusão e o reconhecimento de um dos grandes nomes esquecidos da história da ciência.
Venha descobrir o invisível que transformou o mundo.
Memorial Landell de Moura — uma experiência que você sente com todos os sentidos.
Foto da família Landell de Moura em 1891, Porto Alegre, Brasil.
A foto foi tirada na casa dos pais do Padre Landell. Ele está de pé no canto direito da foto, com roupa litúrgica. Os seus pais, Ignacio José Ferreira de Moura e Sarah Marianna Landell de Moura, estão sentados no centro da foto.
Qual a relação do padre Landell com Itu?
O homem de pé, atrás de Sarah, no centro da foto, é Edmundo Landell de Moura, irmão do padre Landell. Seus descendentes vieram para Itu e aqui se estabeleceram. A casa ao lado do Memorial, vista pela janela à esquerda, foi morada de Isbela Gerth Landell de Moura, casada com Sylvio Roberto Landell de Moura, neto de Edmundo e sobrinho-neto do padre Landell. A família, até hoje, se hospeda na casa ao lado.













