Padre Landell

Estudos & Pesquisas

”Todo corpo humano está envolvido de um elemento de forma vaporosa, mais ou menos densa, segundo a natureza ou o estado do indivíduo ou ambiente em que ele se acha... ”

– Roberto Landell de Moura

Teologia

  • Textos manuscritos, de Landell de Moura, com diferentes assuntos, entre os quais a classificação das doenças nervosas, a indiferença religiosa negativa, a importância da religião relativamente ao homem, Deus e a natureza, a divindade, o amor, a dor, a regeneração, a maternidade de Nossa Senhora, as correntes estênicas, o espiritismo, as correntes induzidas e os condutores elétricos, a dinamologia, movimentos vibratórios, alma e corpo. Alguns são rascunhos de sermões ou palestras. S.d. s.as. 289p. (caderno com costura) LM-0073.
  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, com diversos assuntos. Nos textos de psicologia, trata das questões metafísicas, hoje parapsicologia, relacionadas à natureza da matéria e do éter, aos fenômenos da vida relacionados à natureza, sobre a natureza do átomo e a função primária dos mesmos nos corpos e sobre a alma. Aborda também questões relativas à formação do universo, à visão católica do paraíso e das regiões ditas celestes, à perfeição do homem frente a Deus. S.d. s.as. 171p. (caderno com costura) LM-0074.
  • Textos manuscritos, de Landell de Moura, tratando dos seguintes temas: o pecado da carne, a temperança, as virtudes da religião e devoção, a virtude da obediência, a virtude, a humildade, a fé, a esperança, a caridade, o conhecimento de Deus. Também traz uma novena, além de escrever sobre o ânimo, a vontade, o incompreensível, a Imaculada Conceição e o mistério do nascimento de Cristo. Há escritos sobre o desejo, a piedade, a culpa original, a alma, os atos humanos, etc. s.d. s.as. 108p. (caderno com costura) LM-0075.
  • Textos manuscritos, de Landell de Moura, tratando da fé católica, da moral, da vida animal e racional. Escreve também sobre a existência de um novo órgão no ser humano, sobre a vida, o espiritismo e o ocultismo. S.d. s.as. 57p. (caderneta com costura) LM-0078.
  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual o autor escreve sobre assuntos relacionados com a religião, como o poder de Satanás, o espiritismo, as almas do purgatório, os anjos. Também aborda questões relativas à Parapsicologia, como a telepatia, as casas mal assombradas. S.d. s.as. 35p. (caderno). LM-0082.
  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual o autor escreve sobre religião, tratando de assuntos como os anjos e as almas. Também faz considerações sobre os corpos celestes (lua, sol, cometas), o purgatório, o inferno. Traz esquema com a classificação das doenças, os medicamentos ou agentes terapêuticos, a antropologia, o homem, a neurastenia. Outro assunto abordado é a história social da Igreja. S.d s.as. 36p. (caderno) LM-0083.
  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, abordando inúmeros temas, relacionados com religião, ciência e psicologia. Alguns textos estão sobre a forma de conferências. Divide-se nos seguintes capítulos: sacramento da eucaristia, as infecções, os axiomas, a mulher forte, o composto humano, a teoria de Einstein, a teoria da hipótese científica, a imortalidade da alma, os destinos dos homens, a primeira queda, a segunda queda, a verdade, a força e o movimento, o absolutismo e a relatividade das coisas, a revelação, satanás, a força, a felicidade, o amor e a dor, um esquema das perturbações, 11 conferências sobre temas religiosos, as duas tendências, o domínio, o espírito da independência, o amor e a inteligência, o amor e o sacrifício, a personalidade moral, acidental e essencial, o coração humano, o espiritismo, o dinamismo psíquico, a influência do meio e da mulher, o encanto, a fé e a razão, o transcendente, as fórmulas antropológicas, o éter. S.d. s.as. 440p. (caderno com costura) LM-0084.
  • Texto manuscrito, intitulado ‘Sobre a vida interior’, de Landell de Moura, integra um texto não identificado, sobre religião. Aborda o tema da confissão e do bem-estar que ela proporciona ao indivíduo. Na outra página um texto trata da orientação da vontade. S.d. s.as. 4p. LM-0085.
  • Texto manuscrito, intitulado ‘Lyceu do Sagrado Coração’, de Landell de Moura, dividido com vários assuntos, como religião, psicologia e ciência. A parte de religião possui os seguintes capítulos ou conferências: a teologia mística, a via purgativa, a via iluminativa, a oração, a secura espiritual, os modos de elevarmos a Deus, as virtudes teológicas, as unidades das forças ou a harmonia do universo, o sacramento da Eucaristia, a imortalidade da alma humana, os destinos do homem, a primeira queda, a segunda queda, a verdade, a revelação, Satanás, a força, a felicidade, o amor e dor, as duas tendências, o domínio, o espírito da independência, o amor e inteligência, a perfeição cristã, os sentidos: a língua e o tato, as paixões humanas, o apego aos bens terrenos, a prudência. Também constam 11 conferências sobre temas religiosas. Sobre a ciência trata dos seguintes assuntos: as infecções em geral da inflamação, os axiomas, a mulher forte, o composto humano, sobre a teoria de Einstein, a teoria da hipótese científica, a força e o movimento, o absolutismo e a relatividade das coisas e um esquema das perturbações. S.d. s.as. 74p. (caderno com grampos, folhas quadriculadas) LM-0087.
  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, abordando temas relacionados à ciência, à Psicologia e à religião. Os temas científicos são maioria e são os seguintes: as ondas, as resistências elétricas e as correntes alternadas, os movimentos vibratórios, a radiofonia receptora, diversos esquemas de telefonia sem fio, as plantas medicinais.

    Os temas relacionados com a religião e a Psicologia são: a alma e a vida, a inteligência, a vontade, a liberdade e o direito. Aparecem também vários sonetos sem autoria. S.d. s.as. 171p. (caderneta com costura) LM-0088.

  • Textos manuscritos, de Landell de Moura, abordando assuntos relacionados à Religião e à Psicologia. Divide-se nos seguintes capítulos: a matéria e sua transformação, as psicoses sexuais ou a perversão do instinto, os anjos, a matéria e forma, o movimento, os três órgãos desconhecidos, a caridade, as neuroses, a religião e a pátria, sobre o amor. S.d. s.as. 67p. (caderno com capa) LM-0091.
  • Texto manuscrito, intitulado Livros 3º e 4º, de Landell de Moura, no qual descreve suas idéias sobre diversos temas religiosos, como os anjos, satanás, educação religiosa, etc. Junto aparecem alguns rascunhos de cartas. São Paulo, 24/05/1907. s.as. 329p. (caderno com costura) LM-0093.
  • Texto manuscrito, intitulado ‘Sobre o Pecado: Sobre o pecado da carne e a carne do pecado’, de Landell de Moura, tratando de assuntos relativos aos ensinamentos da religião católica, em especial em relação ao pecado, sua origem, natureza, conseqüências. Divide-se nos seguintes capítulos: a dualidade humana, o mal, o pecado em geral, malícia do pecado, a origem do pecado, o pecado da carne, a carne do pecado e sua origem, o instinto de procriação, as quedas algumas se tornam proveitosas, a economia divina com relação à conversão e santificação dos homens, conseqüências da carne do pecado, a concupiscência dos olhos e da carne, o pecado, a soberba da vida, o amor próprio, a íntima natureza dos atos prolificadores, a continência absoluta, o amor sem pecado original, a conseqüência da carne aviltante, a inteligência, o mau uso da inteligência e dos sentidos, a paixão, a sugestão e o pecado, onde está o mal. S.d. s.as. 70p. LM-0102.
  • Texto manuscrito, intitulado ‘A Graça e seus carismas’, de Landell de Moura’, tratando de assuntos relacionados com a religião católica e seus dogmas. Divide-se nos seguintes capítulos: A importância do estado de graça, a graça em geral, a graça e suas várias espécies, o domínio e a capacidade da alma, a volta ao estado primitivo. S.d. s.as. 16p. LM-0103.

Texto manuscrito, intitulado ‘Jesus, os Santos e outros’, de Landell de Moura’, abordando diversos assuntos, sendo que muitos textos estão inconclusos. A religião é atemática dos seguintes textos: ‘Jesus’, os Santos, surtos de indignação, a pouca fé, a inferência do sangue sobre a vida de relação, a dupla deficiência da vontade, sobre o Reino de Jesus, sobre a vida interior, a matéria dos corpos e a santidade. Há um texto sobre a questão da eletricidade e outro que trata da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, uma irmandade que pertencia à Paróquia do mesmo nome, na qual Landell de Moura era o pároco. S.d. s.as. 27p. LM-0104.

  • Texto manuscrito, intitulado ‘Jesus Cristo: Homem, Deus e Senhor dos Céus e da Terra’, de Landell de Moura, abordando temática ligada à Religião. Divide-se nos seguintes capítulos: o Verbo encarnado, o cativeiro de Jesus, os hábitos e as faculdades da alma, a alma humana, os santos, a heroicidade sobrenatural, as duas naturezas de Jesus e seus sofrimentos, São José, a Eucaristia, classificação das almas piedosas. Porto Alegre, s.d s.as. 48p. LM-0107
  • exto manuscrito, intitulada ‘Sobre a necessidade da existência de uma doutrina sagrada’ de Landell de Moura, abordando assuntos religiosos. Trata de questões relacionadas à doutrina cristã e aos dogmas. Está dividido nos seguintes capítulos: a necessidade da existência de uma doutrina sagrada, o angelus, os fenômenos psíquicos, um histórico de religiões antigas, filósofos cristãos e o culto aos mortos. S.d. s.as. 44p. LM-0110.

 

 

 

Bioeletrografia

A Bioeletrografia é uma técnica que registra, por meio de fotografia especial, as emanações energéticas do corpo, também conhecida como a aura humana e animal. Esse efeito ganhou notoriedade com o descobrimento do casal Kirlian, por acidente, em 1939. Porém o padre Landell, três décadas antes, em 1906-1907, ja pesquisava e documentava o fenômeno através de longos estudos científicos, analisados metodicamente e minuciosamente, conforme consta em seu manuscrito “Caderno A”, sob o título “O Perianto”.

 

ROBERTO LANDELL DE MOURA – O PAI DA BIOELETROGRAFIA

(Foto Landell-Kirlian)

Vânia Maria Abatte

 

Em seus estudos, o padre Landell descobriu uma forma de energia que circunda os corpos dos seres vivos, a qual ele chamou de perianto. Para detectar essa forma de energia, ele construiu um dispositivo que permitiu fotografar o fenômeno. Tudo isso se observa em seus apontamentos no caderno A.

 

O padre não parou só na teoria, ele conseguiu fotografar o efeito. E escreveu: “A radioatividade humana existe como o amigo poderá verificar examinando estas radiografias produzidas pela radioatividade dos meus dedos polegares”.

E mais: “É precisamente na radioatividade humana, na sugestão e nas correntes nervosas que vamos encontrar a explicação para as curas prodigiosas e tantos outros fatos aparentemente maravilhosos, tais como a (ilegível), a transmissão do pensamento ou sugestão mental, o (ilegível), etc.”

 

Padre Roberto Landell de Moura conseguiu ir muito além, pois tinha profundo conhecimento de física, química, biologia, parapsicologia, filosofia, teologia e principalmente das energias eletromagnéticas da qual tinha conhecimento além de sua época.

 

A Foto Landell-Kirlian foi registrada através de uma máquina especial, em que se pressionam as digitais numa película fotográfica, fazendo ocorrer com isso uma ionização dos gases e vapores exalados do corpo, provocando o surgimento de uma camada vaporosa que escoa do corpo humano sob a forma de descargas disruptivas ou silenciosas, chamadas de assinaturas energéticas, dos diversos fluídos remanescentes de tudo o que ocorreu no íntimo da estrutura celular.

 

A foto de Bioeletrografia auxilia como uma forma de diagnóstico das enfermidades com um enfoque preventivo da saúde, antes que as doenças físico-emocionais/mentais/energéticas se manifestem, e esse meio de diagnóstico é reconhecido e aceito de uma forma legal no Ministério da Saúde Russa. No Brasil, centenas de Clínicas, Institutos e Hospitais se utilizam da Foto Landell-Kirlian, para acompanharem seus pacientes. Comprovando tal fato já existe o “Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico” embasado no trabalho do Dr. Júlio Grott do Hospital das Forças Armadas de Curitiba. Esse trabalho foi publicado na edição Técnico-Científica nº 4, de out.- dez./87, pelo Hospital das Forças Armadas de Brasília, sendo este o primeiro Órgão Oficial a publicar referida matéria na América do Sul. Esse trabalho de pesquisa tem ajudado muito os pais a entenderem e a conhecerem espiritualmente as suas crianças.

Síntese do livro  BIOELETROGRAFIA – EFEITO LANDELL-KIRLIAN – “PERIANTO”, por Vânia Maria Abatte.


ENTENDER E INTERPRETAR ESSA ENERGIA QUE CINTILA/VIBRA DO CORPO ENERGÉTICO/ESPIRITUAL PARA O CORPO BIOLÓGICO, REQUER UMA SUTIL E INTIMA OBSERVAÇÃO.


ANTES DE SERMOS UM CORPO FÍSICO/MATERIALIZADO, SOMOS UM CORPO ENERGÉTICO/ESPIRITUAL, ISTO É, EXISTIMOS ANTES DA MATERIA, SENDO ASSIM, SOMOS SERES ESPIRITUAIS MATERIALIZADOS IRRADIANDO LUZ.


SÃO DIVERSAS AS DENOMINAÇÕES, COMO: PERIANTO, EFEITO LANDELL/KIRLIAN, BIOCAMPO, CORPO BIOPLASMÁTICO, AURA, ETC… REQUER NO MÍNIMO, UMA OBSERVAÇÃO QUANTICA E INTEGRAL DO SER VIVO.


 APRENDEMOS ERRONEAMENTE QUE SOMOS MATÉRIA ANTES DE SERMOS ENERGIA. NA REALIDADE, SOMOS AMBOS. ESPIRITO E OUALMA/MATERIA. TUDO NA SUA DIVINA ORDEM EVOLUTIVA.


METAFISICAMENTE, O PERIANTO QUANDO DESCRITO POR LANDELL DEIXA EVIDENTE, O QUE ENVOLVE A MATÉRIA –  UM CAMPO ENVOLTÓRIO.


DERIVADO DO GREGO – (PERI “ao redor”), ANTHOS (“flor”).


“EM TODO CASO, PARA FACILITAR O ESTUDO DO ELEMENTO “R” QUE EXISTE NO CORPO HUMANO, ATRIBU-O AO PERIANTO, PORQUE COMO O SEU NOME ESTÁ DIZENDO, ELE É UM EFEITO DO ELEMENTO “R” COMO A TENSÃO ELÉTRICA É UM EFEITO DA ELETRICIDADE QUE SE ACUMULA ENVOLTA DOS CONDUTORES. O PERIANTO É POR SI INVISÍVEL, MAS POR INTERMÉDIO DE CERTAS LUZES, PODE TORNAR-SE VISÍVEL E ATÉ MESMO SER FOTOGRAFADO” resumindo…


“O QUE PROVA É QUE O “PERIANTO” É DEVIDO A UMA VIBRAÇÃO DE UM ELEMENTO MAIS SUTIL DO QUE O AR”.


A CONTRIBUIÇÃO DO PADRE LANDELL TRAÇOU UM NOVO MOMENTO NA SAÚDE DA HUMANIDADE.


ORGANIZAÇÕES PERIANTO

“O TECIDO VIVO DA VIDA”

 

VÂNIA MARIA ABATTE

Na sua essência a  obra “ Bioeletrografia “ registra a presença física da porta que é a passagem ligante entre passado e o futuro. Procura ser a forma gráfica e didática elo entre estes dois universos: de um lado  o homem cartesiano que ficou para trás e de outro o maravilhoso, o moderno, o  sempre atual mundo do indivíduo energético real. Alicerçada sobre o trabalho de Landell de Moura apresenta  de forma simples e pedagógica a eleição dos “pares”de cada cada um…Trata-se de um trabalho que separa e ao mesmo tempo une. De um lado os que buscam o novo e do outro aqueles que se prendem na transitoriedade elementar da matéria cartesiana. Ainda assim, em outro conceito paralelo discute a forma de registrar e interpretar as  emissões celulares ionizadas  indicadoras da saude ou da dificuldade do mundo orgânico… , populariza ainda mais o “Perianto”proposto por Landell, deixando para trás as singelas mensurações meramente carnais e dos tecidos que se decompõe.  Em verdade a autora  conta que Landell deixou claro quem seriam seus “pares”, e que ele escolheu a modernidade…, e tudo aquilo que ainda estava por vir… Mostrando antes, aquilo que ainda agora é moderno…


                As Organizações Perianto agradecem em nome de toda a humanidade o trabalho desenvolvido pelo Pdre Landell de Moura a beneficio de toda a sociedade encarnada.  

 

                                                                                   ORGANIZAÇÕES PERIANTO
                                                                                   “O TECIDO VIVO DA VIDA…”


RENON AFFONSO CARBONI JUNIOR
ENGENHEIRO                                                                                   

BIOELETROGRAFIA
O Efeito Landell-Kirlian
Sabrina Müller

Desenvolvido por EmbedPress

Psicologia

Texto manuscrito, intitulado ‘Sobre a Psicologia Transcedental’, de Landell de Moura, no qual o autor trata dessa ciência experimental chamada atualmente de parapsicologia. Aborda questões relacionadas com o objeto da ciência, suas finalidades, além de temas como o hipnotismo, as curas e fatos considerados ‘maravilhosos’, a ação da radioatividade no corpo humano e a luz produzida por esta. S.d. s.as. 8p. LM-0066

 

Texto manuscrito, de Landell de Moura, com diversos assuntos. Nos textos de psicologia, trata das questões metafísicas, hoje parapsicologia, relacionadas à natureza da matéria e do éter, aos fenômenos da vida relacionados à natureza, sobre a natureza do átomo e a função primária dos mesmos nos corpos e sobre a alma. Aborda também questões relativas à formação do universo, à visão católica do paraíso e das regiões ditas celestes, à perfeição do homem frente a Deus. S.d. s.as. 171p. (caderno com costura) LM-0074.

 

  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, tratando dos seguintes assuntos: a natureza interna da emoção e do amor, o engano, a culpa de origem, as causas impossíveis, a posse e o amor. Ainda escreve sobre neuroses e doenças mentais. S.d. s.as. 32p. (caderno com costura). LM-0080.

 

 

Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual o autor escreve sobre assuntos relacionados com a religião, como o poder de Satanás, o espiritismo, as almas do purgatório, os anjos. Também aborda questões relativas à Parapsicologia, como a telepatia, as casas mal assombradas. S.d. s.as. 35p. (caderno). LM-0082.

 

Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual o autor escreve sobre religião, tratando de assuntos como os anjos e as almas. Também faz considerações sobre os corpos celestes (lua, sol, cometas), o purgatório, o inferno. Traz esquema com a classificação das doenças, os medicamentos ou agentes terapêuticos, a antropologia, o homem, a neurastenia. Outro assunto abordado é a história social da Igreja. S.d s.as. 36p. (caderno) LM-0083.

 

Texto manuscrito, de Landell de Moura, com a contabilidade de uma fábrica referente ao ano de 1926. Também possui um texto sobre psicologia, abordando conceitos e divisões dessa ciência, a questão da alma e a vontade. Porto Alegre, 1925. s.as. 36p. (caderno com grampos) LM-0086.

 

Textos manuscritos, de Landell de Moura, abordando assuntos relacionados à Religião e à Psicologia. Divide-se nos seguintes capítulos: a matéria e sua transformação, as psicoses sexuais ou a perversão do instinto, os anjos, a matéria e forma, o movimento, os três órgãos desconhecidos, a caridade, as neuroses, a religião e a pátria, sobre o amor. S.d. s.as. 67p. (caderno com capa) LM-0091.

 

Texto manuscrito, intitulado Psycologia Ascética, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando do homem como ser racional. Aborda temas relativos ao psiquismo e a alma. Dividido nos seguintes capítulos: tendências e suas variedades, a vontade sensitiva, uma falsa conseqüência, a impossibilidade aparente, o senso comum, o discernimento, a liberdade, as criações da imaginação, o dinamismo psíquico, uma salutar resolução, a orientação da vontade, o corpo e a alma, o concurso de nossas almas, a ação sobre os sentidos, a vontade e seus distúrbios, o automatismo, a inteligência, independência entre o corpo e a alma, a consciência, as idéias e sua força dinâmica, aberrações da vontade, o bom hábito adquirido, as paixões, homem ou animal, tentações violentas, os excessos, conseqüências fatais de certos usos e costumes, precauções necessárias, a neurose da alma, conseqüências. S.d. s.as. 53p. LM-0095.

 

Texto manuscrito, de B. Valumbrosius (pseudônimo de Landell de Moura),tratando de assuntos religiosos e psicológicos. Divide-se nos seguintes capítulos: a vida de relação, órgãos correspondentes ao psiquismo intelectual, a natureza íntima das faculdades, as diferentes faculdades da alma, o conhecimento das faculdades da alma, a vida de relação psíquica e fisiológica, a natureza das paixões, as faculdades vegetativas, as faculdades sensitivas, passagem do ato sensitivo para o cognitivo, as faculdades intelectuais, a alma humana e sua natureza, as faculdades superiores, a consciência, a ideação e o juízo, o raciocínio, a razão, a vontade e suas causas , a liberdade e o livre arbítrio, a percepção, as imagens e a sensação, as idéias e a percepção psíquica, o conhecimento, a imaginação, a consciência sensitiva e a intelectual, a consciência habitual e a atual, a memória, a imaginação e os centros nervosos, o instinto. S.d. s.as. 68p. LM-0097.

 

Texto manuscrito, intitulado ‘A vida das emoções’, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando de questões relativas ao amor e ao afeto. Divide-se nos seguintes capítulos: a psicologia do amor, as leis que regem os fenômenos da vida de emoção, as tendências da vontade, o amor natural, a transição do amor espiritual para o amor natural, a transição do amor natural para o amor instintivo, o amor instintivo, a diferença do amor instintivo do homem e do animal, o amor conjugal, o amor e o sexo, o amor platônico, a ilusão da felicidade no matrimônio, um engano remediável, uma ilusão amorosa, as manifestações afetuosas. S.d. s. as. 27 p. LM-0101.

 

Em relação à Psicologia, escreve sobre os sonhos, as alucinações, as imagens cerebrais e a loucura. Também faz um pequeno resumo das doenças psíquicas. S.d. s.as. 22p. LM-0105.

 

Texto manuscrito, intitulado ‘Psicopatias ou distúrbios da vida de relação’, de Landell de Moura, tratando de assuntos relacionados à Psicologia e à Religião. Está dividido nos seguintes capítulos: o automatismo, a ideação, o juízo, o raciocínio, a percepção e seus distúrbios, os músculos e sua influência na vida de relação, os impulsos, a vontade e seus distúrbios, as emoções conscientes, a loucura e suas variedades, a alucinação, a atenção e seus distúrbios, a consciência e seus distúrbios, a ideação e seus distúrbios, as tendências ou inclinações, o sentimento, as emoções, a alucinação, a percepção e seus distúrbios. S.d. s.as. 34p. LM-0109.

 

Plantas Medicinais

Texto manuscrito, de Landell de Moura, escrevendo sobre terapias para o corpo através de banhos e loções, com a utilização de ervas. Traz texto tratando da eletricidade e da sua utilização em circuitos e na eletrônica. Escreve, também, sobre a propagação das ondas e os aparelhos de emissão e receptores, além de utilizar diagramas e desenhos para exemplificá-los. S.d s.as. 58p. (caderneta com costura) LM-0077

  • Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual há uma transcrição, com a seguinte indicação ‘Epithimatica seu Terapêutica plantarium – Ann. 1892. Porto Alacri’, tendo como tema a botânica e o uso medicinal das plantas, além de listar as plantas medicinais de Porto Alegre. Na segunda parte trata de assuntos relacionados com as ciências ocultas, como a caballa; sobre os órgãos dos sentidos, as sensações e um estudo sobre a oração e seus diferentes níveis. S.d. s.as. 386p. (caderno com costura, sem capa) LM-0079.

Texto manuscrito, de Landell de Moura, no qual o autor escreve sobre religião, tratando de assuntos como os anjos e as almas. Também faz considerações sobre os corpos celestes (lua, sol, cometas), o purgatório, o inferno. Traz esquema com a classificação das doenças, os medicamentos ou agentes terapêuticos, a antropologia, o homem, a neurastenia. Outro assunto abordado é a história social da Igreja. S.d s.as. 36p. (caderno) LM-0083.


”O perianto é por si invisível: mas, por intermédio de certas luzes, pode tornar-se visível e ate mesmo ser fotografado. ”

– Roberto Landell de Moura

fale conosco