Padre Landell

Estudos & Pesquisas

”Todo corpo humano está envolvido de um elemento de forma vaporosa, mais ou menos densa, segundo a natureza ou o estado do indivíduo ou ambiente em que ele se acha... ”

– Roberto Landell de Moura

Roberto Landell de Moura deixou muitos cadernos manuscritos com milhares de textos, dissertações religiosas, filosóficas e científicas. Esse material permite que se tenha uma dimensão da sua mente inquisitiva, capacidade intelectual e amplitude de estudos a que se dedicou. Padre Landell demonstrou ter profundo conhecimento de física, química, biologia, parapsicologia, filosofia, teologia e, principalmente, das ondas eletromagnéticas, pois realizou a primeira transmissão de voz sem fio no mundo. Ele era muito engenhoso também: construiu sozinho todos os seus inventos, peça por peça, com poucos recursos, nos humildes quartos das igrejas por onde passou.

 

 Os cadernos manuscritos estão arquivados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e foram elaborados nas três primeiras décadas do século XX, período em que o Brasil atravessou uma fase de desenvolvimento científico inicial, limitado em comparação com países do hemisfério Norte, e viveu uma situação política marcada por instabilidade e controle oligárquico. Também foi o início da institucionalização da ciência no país, com a criação do Instituto Oswaldo Cruz (1900) e a Academia Brasileira de Ciências (1916). A República Velha (1889-1930) passou por crises, como a Revolta da Vacina (1904) e a Revolta do Forte de Copacabana (1922), que pavimentou o caminho para a Revolução de 1930. O grande desafio de Padre Landell foi navegar em mares revoltos, sendo fiel à religião e à ciência, perante os pensamentos conservadores e ignorantes da época.

 

Durante o paroquiato em Mogi das Cruzes (SP), entre abril de 1906 e março de 1907, na Igreja de Santana, Padre Landell descobriu o chamado efeito Kirlian (décadas antes dos soviéticos) e praticou exorcismo. O episódio está narrado em mais de 200 páginas manuscritas. Ele desenvolveu aparelhos para detectar o fenômeno, mas foi obrigado a interromper as práticas e pedir demissão. Em 1916, enquanto era pároco na Igreja do Rosário, na capital gaúcha, montou um Gabinete de Antropologia Experimental, para o estudo do hipnotismo e do espiritismo.

 

Em 1919, escreveu e mandou publicar, anonimamente, o livro “Apontamentos de Psychologia”. Usando o pseudônimo Bernardus Valumbrosius, publicou “Psycologia ascética”. Esse “Valumbrosius” pode ter tido uma relação com o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), que foi acusado de heresia pela Igreja por acreditar que a Terra não estava no centro do universo. Galileu fez seus primeiros estudos no mosteiro de Santa Maria de Vallombrosa. Em entrevista ao jornal New York Herald, em 1902, Padre Landell disse: “Eu sei o que é se sentir como Galileu e gritar: E pur si muove…”. A utilização de um pseudônimo evidencia a condição de censurado.

 

Roberto Landell de Moura também estudou plantas medicinais e homeopatia. Chegou a fazer parte do quadro docente da recém-inaugurada Faculdade de Medicina Homeopática de Porto Alegre, em 1914. Escreveu textos sobre botânica e terapias para o corpo através de banhos e loções, utilizando ervas. Fez esquemas com a classificação das doenças e os medicamentos ou agentes terapêuticos. Questões metafísicas permeiam alguns textos e há ensaios: “Sobre a Psicologia Transcendental”, “A vida de emoções”, além de dissertações sobre a neurose e as doenças mentais, entre outros tantos temas.

Segue abaixo mais informacões sobre seus estudos e pesquisas, incluindo alguns de seus muitos manuscritos.

Bioeletrografia

A Bioeletrografia é uma técnica que registra, por meio de fotografia especial, as emanações energéticas do corpo, também conhecida como a aura humana e animal. Esse efeito ganhou notoriedade com o descobrimento do casal Kirlian, por acidente, em 1939. Porém o padre Landell, três décadas antes, em 1906-1907, ja pesquisava e documentava o fenômeno através de longos estudos científicos, analisados metodicamente e minuciosamente, conforme consta em seu manuscrito “Caderno A”, sob o título “O Perianto”.

 

ROBERTO LANDELL DE MOURA – O PAI DA BIOELETROGRAFIA

(Foto Landell-Kirlian)

Vânia Maria Abatte

 

Em seus estudos, o padre Landell descobriu uma forma de energia que circunda os corpos dos seres vivos, a qual ele chamou de perianto. Para detectar essa forma de energia, ele construiu um dispositivo que permitiu fotografar o fenômeno. Tudo isso se observa em seus apontamentos no caderno A.

 

O padre não parou só na teoria, ele conseguiu fotografar o efeito. E escreveu: “A radioatividade humana existe como o amigo poderá verificar examinando estas radiografias produzidas pela radioatividade dos meus dedos polegares”.

E mais: “É precisamente na radioatividade humana, na sugestão e nas correntes nervosas que vamos encontrar a explicação para as curas prodigiosas e tantos outros fatos aparentemente maravilhosos, tais como a (ilegível), a transmissão do pensamento ou sugestão mental, o (ilegível), etc.”

 

Padre Roberto Landell de Moura conseguiu ir muito além, pois tinha profundo conhecimento de física, química, biologia, parapsicologia, filosofia, teologia e principalmente das energias eletromagnéticas da qual tinha conhecimento além de sua época.

 

A Foto Landell-Kirlian foi registrada através de uma máquina especial, em que se pressionam as digitais numa película fotográfica, fazendo ocorrer com isso uma ionização dos gases e vapores exalados do corpo, provocando o surgimento de uma camada vaporosa que escoa do corpo humano sob a forma de descargas disruptivas ou silenciosas, chamadas de assinaturas energéticas, dos diversos fluídos remanescentes de tudo o que ocorreu no íntimo da estrutura celular.

 

A foto de Bioeletrografia auxilia como uma forma de diagnóstico das enfermidades com um enfoque preventivo da saúde, antes que as doenças físico-emocionais/mentais/energéticas se manifestem, e esse meio de diagnóstico é reconhecido e aceito de uma forma legal no Ministério da Saúde Russa. No Brasil, centenas de Clínicas, Institutos e Hospitais se utilizam da Foto Landell-Kirlian, para acompanharem seus pacientes. Comprovando tal fato já existe o “Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico” embasado no trabalho do Dr. Júlio Grott do Hospital das Forças Armadas de Curitiba. Esse trabalho foi publicado na edição Técnico-Científica nº 4, de out.- dez./87, pelo Hospital das Forças Armadas de Brasília, sendo este o primeiro Órgão Oficial a publicar referida matéria na América do Sul. Esse trabalho de pesquisa tem ajudado muito os pais a entenderem e a conhecerem espiritualmente as suas crianças.

Síntese do livro  BIOELETROGRAFIA – EFEITO LANDELL-KIRLIAN – “PERIANTO”, por Vânia Maria Abatte.


ENTENDER E INTERPRETAR ESSA ENERGIA QUE CINTILA/VIBRA DO CORPO ENERGÉTICO/ESPIRITUAL PARA O CORPO BIOLÓGICO, REQUER UMA SUTIL E INTIMA OBSERVAÇÃO.


ANTES DE SERMOS UM CORPO FÍSICO/MATERIALIZADO, SOMOS UM CORPO ENERGÉTICO/ESPIRITUAL, ISTO É, EXISTIMOS ANTES DA MATERIA, SENDO ASSIM, SOMOS SERES ESPIRITUAIS MATERIALIZADOS IRRADIANDO LUZ.


SÃO DIVERSAS AS DENOMINAÇÕES, COMO: PERIANTO, EFEITO LANDELL/KIRLIAN, BIOCAMPO, CORPO BIOPLASMÁTICO, AURA, ETC… REQUER NO MÍNIMO, UMA OBSERVAÇÃO QUANTICA E INTEGRAL DO SER VIVO.


 APRENDEMOS ERRONEAMENTE QUE SOMOS MATÉRIA ANTES DE SERMOS ENERGIA. NA REALIDADE, SOMOS AMBOS. ESPIRITO E OUALMA/MATERIA. TUDO NA SUA DIVINA ORDEM EVOLUTIVA.


METAFISICAMENTE, O PERIANTO QUANDO DESCRITO POR LANDELL DEIXA EVIDENTE, O QUE ENVOLVE A MATÉRIA –  UM CAMPO ENVOLTÓRIO.


DERIVADO DO GREGO – (PERI “ao redor”), ANTHOS (“flor”).


“EM TODO CASO, PARA FACILITAR O ESTUDO DO ELEMENTO “R” QUE EXISTE NO CORPO HUMANO, ATRIBU-O AO PERIANTO, PORQUE COMO O SEU NOME ESTÁ DIZENDO, ELE É UM EFEITO DO ELEMENTO “R” COMO A TENSÃO ELÉTRICA É UM EFEITO DA ELETRICIDADE QUE SE ACUMULA ENVOLTA DOS CONDUTORES. O PERIANTO É POR SI INVISÍVEL, MAS POR INTERMÉDIO DE CERTAS LUZES, PODE TORNAR-SE VISÍVEL E ATÉ MESMO SER FOTOGRAFADO” resumindo…


“O QUE PROVA É QUE O “PERIANTO” É DEVIDO A UMA VIBRAÇÃO DE UM ELEMENTO MAIS SUTIL DO QUE O AR”.


A CONTRIBUIÇÃO DO PADRE LANDELL TRAÇOU UM NOVO MOMENTO NA SAÚDE DA HUMANIDADE.


ORGANIZAÇÕES PERIANTO

“O TECIDO VIVO DA VIDA”

 

VÂNIA MARIA ABATTE

Na sua essência a  obra “ Bioeletrografia “ registra a presença física da porta que é a passagem ligante entre passado e o futuro. Procura ser a forma gráfica e didática elo entre estes dois universos: de um lado  o homem cartesiano que ficou para trás e de outro o maravilhoso, o moderno, o  sempre atual mundo do indivíduo energético real. Alicerçada sobre o trabalho de Landell de Moura apresenta  de forma simples e pedagógica a eleição dos “pares”de cada cada um…Trata-se de um trabalho que separa e ao mesmo tempo une. De um lado os que buscam o novo e do outro aqueles que se prendem na transitoriedade elementar da matéria cartesiana. Ainda assim, em outro conceito paralelo discute a forma de registrar e interpretar as  emissões celulares ionizadas  indicadoras da saude ou da dificuldade do mundo orgânico… , populariza ainda mais o “Perianto”proposto por Landell, deixando para trás as singelas mensurações meramente carnais e dos tecidos que se decompõe.  Em verdade a autora  conta que Landell deixou claro quem seriam seus “pares”, e que ele escolheu a modernidade…, e tudo aquilo que ainda estava por vir… Mostrando antes, aquilo que ainda agora é moderno…


                As Organizações Perianto agradecem em nome de toda a humanidade o trabalho desenvolvido pelo Pdre Landell de Moura a beneficio de toda a sociedade encarnada.  

 

                                                                                   ORGANIZAÇÕES PERIANTO
                                                                                   “O TECIDO VIVO DA VIDA…”


RENON AFFONSO CARBONI JUNIOR
ENGENHEIRO                                                                                   

Desenvolvido por EmbedPress

BIOELETROGRAFIA
O Efeito Landell-Kirlian
Sabrina Müller

Psicologia

Apontamentos de Psychologia

Desenvolvido por EmbedPress

Transcrição 1 – Texto manuscrito, intitulado ‘Sobre a Psicologia Transcedental’, de Landell de Moura, no qual o autor trata dessa ciência experimental chamada atualmente de parapsicologia. Aborda questões relacionadas com o objeto da ciência, suas finalidades, além de temas como o hipnotismo, as curas e fatos considerados ‘maravilhosos’, a ação da radioatividade no corpo humano e a luz produzida por esta. S.d. s.as. 8p. LM-0066.

Texto manuscrito, de Landell de Moura, com diversos assuntos. Nos textos de psicologia, trata das questões metafísicas, hoje parapsicologia, relacionadas à natureza da matéria e do éter, aos fenômenos da vida relacionados à natureza, sobre a natureza do átomo e a função primária dos mesmos nos corpos e sobre a alma. Aborda também questões relativas à formação do universo, à visão católica do paraíso e das regiões ditas celestes, à perfeição do homem frente a Deus. S.d. s.as. 171p. (caderno com costura) LM-0074.

Texto manuscrito, intitulado Psycologia Ascética, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando do homem como ser racional. Aborda temas relativos ao psiquismo e a alma. Dividido nos seguintes capítulos: tendências e suas variedades, a vontade sensitiva, uma falsa conseqüência, a impossibilidade aparente, o senso comum, o discernimento, a liberdade, as criações da imaginação, o dinamismo psíquico, uma salutar resolução, a orientação da vontade, o corpo e a alma, o concurso de nossas almas, a ação sobre os sentidos, a vontade e seus distúrbios, o automatismo, a inteligência, independência entre o corpo e a alma, a consciência, as idéias e sua força dinâmica, aberrações da vontade, o bom hábito adquirido, as paixões, homem ou animal, tentações violentas, os excessos, conseqüências fatais de certos usos e costumes, precauções necessárias, a neurose da alma, conseqüências. S.d. s.as. 53p. LM-0095.

Texto manuscrito, intitulado ‘A vida das emoções’, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando de questões relativas ao amor e ao afeto. Divide-se nos seguintes capítulos: a psicologia do amor, as leis que regem os fenômenos da vida de emoção, as tendências da vontade, o amor natural, a transição do amor espiritual para o amor natural, a transição do amor natural para o amor instintivo, o amor instintivo, a diferença do amor instintivo do homem e do animal, o amor conjugal, o amor e o sexo, o amor platônico, a ilusão da felicidade no matrimônio, um engano remediável, uma ilusão amorosa, as manifestações afetuosas. S.d. s. as. 27 p. LM-0101.

Plantas Medicinais

Texto manuscrito, de Landell de Moura, escrevendo sobre terapias para o corpo através de banhos e loções, com a utilização de ervas. Traz texto tratando da eletricidade e da sua utilização em circuitos e na eletrônica. Escreve, também, sobre a propagação das ondas e os aparelhos de emissão e receptores, além de utilizar diagramas e desenhos para exemplificá-los. S.d s.as. 58p. (caderneta com costura) LM-0077

Desenvolvido por EmbedPress

Transcrição – Texto manuscrito, de Landell de Moura, escrevendo sobre terapias para o corpo através de banhos e loções, com a utilização de ervas. Traz texto tratando da eletricidade e da sua utilização em circuitos e na eletrônica. Escreve, também, sobre a propagação das ondas e os aparelhos de emissão e receptores, além de utilizar diagramas e desenhos para exemplificá-los. S.d s.as. 58p. (caderneta com costura) LM-0077

Texto manuscrito, de Landell de Moura, abordando temas relacionados à ciência, à Psicologia e à religião. Os temas científicos são maioria e são os seguintes: as ondas, as resistências elétricas e as correntes alternadas, os movimentos vibratórios, a radiofonia receptora, diversos esquemas de telefonia sem fio, as plantas medicinais. Os temas relacionados com a religião e a Psicologia são: a alma e a vida, a inteligência, a vontade, a liberdade e o direito. Aparecem também vários sonetos sem autoria. S.d. s.as. 171p. (caderneta com costura) LM-0088.

Filosofia

Texto manuscrito, intitulado ‘O Ideal’, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando de assuntos relacionados com os sentimentos humanos e suas aspirações. Dividido nos seguintes capítulos: O bem e o mal, o ideal, o ideal e as paixões, o ideal parcial e o universal, o amor ideal, o objeto do ideal, Deus e seu papel no nosso ideal, o ideal humano, na luta pelo ideal. S.d. s.as. 16p. LM-0096.

Desenvolvido por EmbedPress

Transcrição – Texto manuscrito, intitulado ‘O Ideal’, de B. Valumbrosius, pseudônimo de Landell de Moura, tratando de assuntos relacionados com os sentimentos humanos e suas aspirações. Dividido nos seguintes capítulos: O bem e o mal, o ideal, o ideal e as paixões, o ideal parcial e o universal, o amor ideal, o objeto do ideal, Deus e seu papel no nosso ideal, o ideal humano, na luta pelo ideal. S.d. s.as. 16p. LM-0096.

Teologia

Texto manuscrito, de B. Valumbrosius (pseudônimo de Landell de Moura),tratando de assuntos religiosos e psicológicos. Divide-se nos seguintes capítulos: a vida de relação, órgãos correspondentes ao psiquismo intelectual, a natureza íntima das faculdades, as diferentes faculdades da alma, o conhecimento das faculdades da alma, a vida de relação psíquica e fisiológica, a natureza das paixões, as faculdades vegetativas, as faculdades sensitivas, passagem do ato sensitivo para o cognitivo, as faculdades intelectuais, a alma humana e sua natureza, as faculdades superiores, a consciência, a ideação e o juízo, o raciocínio, a razão, a vontade e suas causas , a liberdade e o livre arbítrio, a percepção, as imagens e a sensação, as idéias e a percepção psíquica, o conhecimento, a imaginação, a consciência sensitiva e a intelectual, a consciência habitual e a atual, a memória, a imaginação e os centros nervosos, o instinto. S.d. s.as. 68p. LM-0097.

Desenvolvido por EmbedPress

Transcrição – Texto manuscrito, intitulado ‘Jesus, os Santos e outros’, de Landell de Moura’, abordando diversos assuntos, sendo que muitos textos estão inconclusos. A religião é atemática dos seguintes textos: ‘Jesus’, os Santos, surtos de indignação, a pouca fé, a inferência do sangue sobre a vida de relação, a dupla deficiência da vontade, sobre o Reino de Jesus, sobre a vida interior, a matéria dos corpos e a santidade. Há um texto sobre a questão da eletricidade e outro que trata da Confraria de Nossa Senhora do Rosário, uma irmandade que pertencia à Paróquia do mesmo nome, na qual Landell de Moura era o pároco. S.d. s.as. 27p. LM-0104.

”O perianto é por si invisível: mas, por intermédio de certas luzes, pode tornar-se visível e ate mesmo ser fotografado. ”

– Roberto Landell de Moura

fale conosco