”Quem foi que inventou a telefonia sem fio? A telefonia sem fio, tanto a acústica como a ondulatória luminosa e elétrica ou magnética, foi o autor dessas linhas"
– Roberto Landell de Moura
A grande diferença entre Roberto Landell de Moura e Marconi foi que o Padre Landell transmitiu a voz sem fio, a radiotelefonia, enquanto Marconi transmitiu sinais de código morse sem fio, a radiotelegrafia.
Outro ponto interessante foi que Padre Landell usou e recomendou as ondas curtas para aumentar as distancias das transmissões sem fio conforme descrito em sua patente registrada nos EUA. Em sua entrevista ao "New York Herald" in 1902, Padre Landell disse que a distância da voz sem fio seria "Praticamente infinita". Marconi por sua vez, não acreditava nisso. Conforme entrevista dada ao "The Evening World" em Nova York, de 23 de Janeiro de 1903, página 3, Marconi acreditava que não era possível atingir longas distâncias através das ondas curtas. Enquanto o Padre Landell dizia que seria "praticamente infinito" o alcance da radiotelefonia, Marconi acreditava que essa tecnologia serviria apenas para "pequenas distâncias" e não acreditava no seu aperfeiçoamento. Hoje sabemos que através das ondas de radio comunicamos com outros planetas para coletas e remessas de dados, som e imagem.
Marconi
Recorte do jornal The Evening World, Nova York, datado 23 de Janeiro de1903, pagina 3. Abaixo toda entrevista.
Desenvolvido por EmbedPress
Landell
Recorte do jornal The New York Herald, de Domingo, 12 de Outubro, de 1902, page 9. Abaixo da foto do Padre Landell, diz “Padre Landell o inventor do aparelho de telefone sem fio”.
”Eu vi sempre nas minhas descobertas uma dádiva de Deus. Folgo em ver realizado, na pratica utilitária, aquilo que foi o meu sonho de muitos dias, de muitos meses, de muitos anos"