”Todo corpo humano está envolvido de um elemento de forma vaporosa, mais ou menos densa, segundo a natureza ou o estado do indivíduo ou ambiente em que ele se acha... ”
– Roberto Landell de Moura
Memorial Landell de Moura, localizado em Itu, Sao Paulo. Outubro de 2025
O Memorial Landell de Moura é um espaço privado, sem fins lucrativos, multissensorial e inclusivo dedicado à vida e à obra do padre-cientista brasileiro que desafiou seu tempo ao realizar as primeiras transmissões de voz sem fio no mundo. Localizado na Rua Floriano Peixoto 160, Itu, Centro. Ele é mantido e operado pela familia do padre Landell.
A Escola de samba de Porto Alegre, SRBC Fidalgos e Aristocratas, fez uma homenagem ao rádio no carnaval de 2025. A história começa pelo Padre Landell
Ele é mencionado na letra da musica “…./ Liguei o rádio acertei a sintonia / Para começar o show / Da voz do Brasil inteiro / Seria invenção ou bruxaria? / Quando o hino ecoou / De um padre que diziam um feiticeiro / …”
Homenageado em 2024 pela escola de samba Águia de Ouro no desfile do Carnaval de Sao Paulo
Águia de Ouro celebrou os 100 anos do rádio no Brasil homenageando, entre outros, o padre Roberto Landell de Moura, o inventor do rádio. Ele é mencionado na letra da musica “…./ O padre criador abençoado / Na ciência e na fé, injustiçado /…”
Exposicão na Câmara dos Deputados, Brasília, 2023
A Câmara dos Deputados promoveu a exposição “Rádio: Centenário & Antenado”. A mostra, que fez parte das comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, reuniu textos, fotos e infográficos que foram expostos por meio de plotagem no corredor Tereza de Benguela (entre o plenário Ulysses Guimarães e as comissões), no Edifício Principal da Câmara.
Exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS), São Paulo, em 2023: Rádio no Brasil e Padre Landell: O Homem que Inventou o Futuro.
As mostras reuniram instalações interativas, documentos, fotos e equipamentos sobre a história do rádio.
Lei de 2014 passando a ser obrigatório a inclusão de conteúdo sobre a historia cientifica do Padre Roberto Landell de Moura nas escolas publicas de Porto Alegre, RS, Brazil
8 de Dezembro de 2014 a nova lei obriga a inclusão de conteúdo sobre a historia cientifica do Padre Landell nas disciplinas de historia, ciência e língua portuguesa ministradas nas escolas da rede municipal de ensino.
Padre Landell é reconhecido e homenageado em 2012 com a inclusão de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.
A inclusão de seu nome ocorreu em 27 de Abril de 2012 e agora está junto, entre outros, do imperador Dom Pedro I e Manuel Deodoro da Fonseca quem proclamou a República do Brasil. O Livro dos Heróis da Pátria está localizado na capital do Brasil, Brasília.
O padre Landell foi mencionado em um artigo em inglês publicado por membros do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos). É a maior organização profissional técnica do mundo dedicada a promover a tecnologia em benefício da humanidade.
O IEEE é uma comunidade global com mais de 486.000 membros em mais de 190 países. Os autores foram Magdalena Salazar-Palma, Alejandro Garcia-Lamperez, Tapan K. Sarkar e Dipak L. Sengupta. O padre Landell está na página 24.
Desenvolvido por EmbedPress
Em 2011 a Câmara Municipal de São Paulo outorga o Título de Cidadão Paulistano ao Padre Roberto Landell de Moura
Em 2011 os Correios homenagearam o Padre Landell emitindo um selo com a sua efígie celebrando os 150 anos de seu nascimento (21 de Janeiro de 1961).
O Prêmio Landell de Moura foi criado em 2007, com a intenção de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica e para comemorar e reconhecer as invenções de Pe. Landell de Moura
O Padre Landell foi homenageado em 1984 pelo então governador do Rio Grande do Sul
O Governador Jair Soares falou em praça pública durante as festividades da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1984, usando a réplica do Pe. Landell, o transmissor de ondas, o mesmo que foi patenteado nos EUA.
O Patrono dos radioamadores do Brasil desde 1981
Em 25 de Setembro de 1981, o Pe. Roberto Landell de Moura tornou-se o Patrono do radioamador brasileiro através de uma eleição na LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão).
Como homenagem, o nome do Pe. Roberto Landell de Moura está em diversas escolas públicas, escolas técnicas privadas sem fins lucrativos, praças, ruas e avenidas.
Escola
Praça
Ruas
Avenida
”O perianto é por si invisível: mas, por intermédio de certas luzes, pode tornar-se visível e ate mesmo ser fotografado. ”